Embu: Recadastramento Biométrico não bate meta diária e preocupa TRE

O recadastramento biométrico em Embu das Artes, que foi iniciado no mês de agosto tem como meta o atendimento a 1300 eleitores por dia, mas essa marca está longe de ser alcançada. De acordo com a assessoria do TRE de São Paulo, o posto no município das Artes, instalado no Parque Francisco Rizzo, está atendendo apenas 580 cidadãos em média/dia.

Ainda segundo a assessoria do TRE-SP, até a data de 10 de outubro, apenas 27.465 eleitores efetuaram o recadastramento. Além disso, foram realizados 1.086 alistamentos e 1.521 transferências.

Embu das Artes possui o número de 178.270 cidadãos aptos a votar. O prazo para a realização do recadastramento biométrico será até a data de 28 de fevereiro de 2014. Parece longo, mas não é.

Moradores de Embu das Artes fazem o recadastramento biométrico - IMG Alexandre Oliveira

Moradores de Embu das Artes fazem o recadastramento biométrico – IMG Alexandre Oliveira

De acordo com o TRE-SP, outras cidades que também realizam o recadastramento biométrico estão sofrendo com o mesmo problema. A reportagem esteve no Parque Francisco Rizzo, em Embu das Artes e constatou que, por falta de informação, muitos se dirigiam ao local sem os devidos documentos necessários e exigidos para o recadastramento, o que dificulta ou impossibilita o atendimento.

O documento que mais era sentido falta era o comprovante de endereço. A dificuldade de acesso ao site do TRE-SP (muito complicado) é um dos fatores que pode explicar o problema.

Segundo a assessoria do TRE, foram distribuídos folhetos por todo o município explicando como os moradores de Embu devem proceder. Além do trabalho do TRE em divulgar, a prefeitura de Embu das Artes também auxiliou a campanha produzindo material de divulgação e distribuindo pelos órgão públicos no município.

 

Documentos para o recadastramento biométrico obrigatório:

  • Título de Eleitor,
  • RG ou Carteira de motorista
  • Comprovante de domicílio eleitoral(endereço residencial) emitido entre agosto de 2012 e abril de 2013

 

Como informa o TRE, caso o morador não realize o recadastramento ele terá sua inscrição eleitoral cancelada e, por consequência, uma série de transtornos. Além de não votar, o eleitor em situação irregular não consegue, entre outros impedimentos, obter passaporte, participar de concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimo em instituições mantidas pelo governo.

 

Serviço:

Recadastramento Biométrico – Embu das Artes

Local: Parque Franscisco Rizzo

Horário de Atendimento: 8h30 às 17h

> Atendimento de Segunda a Sexta-feira.

 

Por Alexandre Oliveira


Autor: LinhasPopulares

Compartilhe esta notícia

Deixe sua opinião >

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− oito = 1

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>