Seguindo os moldes das chamadas UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), popularmente conhecida por ser implantada em comunidades carentes do município do Rio de Janeiro... Prefeitura de Embu começa a instalar Base “container” da GCM no Jd. Santo Eduardo

Seguindo os moldes das chamadas UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), popularmente conhecida por ser implantada em comunidades carentes do município do Rio de Janeiro comandadas pelo tráfico de drogas, a prefeitura de Embu das Artes iniciou na tarde dessa quarta-feira, dia 10, a instalação de uma Base da Guarda Civil Municipal (GCM) em forma de container na Praça Alexandre Oliveira, popularmente conhecida como Praça Maringá, ao lado da escola estadual Maria Odete de Freitas.

O local para a implantação da Base foi decidido após a indicação do vereador Índio Silva, no legislativo municipal e discutido com a população local, que a anos convive com usuários de drogas que adotaram a praça como ponto de venda e uso de substâncias, apesar da grande circulação de moradores e crianças no local.

Base “estilo UPP” é colocada na Praça Maringá (Jd. Santo Eduardo) para tentar conter onda de uso de drogas no local – Foto: Alexandre Oliveira

A Base fixa foi coloca a frente de uma das quadras poliesportiva no local. De acordo com informações, a prefeitura agora fará ajustes como elétrica e hidráulica para acomodar os GCMs que trabalharão na Base. Sua estrutura é modesta, com apenas um banheiro e uma “sala/escritório” para atender a população. Ainda segundo informações, a prefeitura deverá revitalizar a Praça e parque de brinquedos para inauguração da nova estrutura.

Nas redes sociais, o vereador proponente da indicação comemorou a instalação da Base. “Esse é nosso empenho como vereador. Buscar achar soluções para os diversos desafios de nossa cidade, sempre ao lado de nossa querida população”, disse Índio.

Na sua publicação no Facebook, muitos moradores do bairro comemoravam a instalação do novo dispositivo de segurança, evidenciando o sentimento que pairava sobre todos quanto ao uso de drogas no local.”Que bom.. demorou pra isso acontecer. Quem sabe assim as famílias possam voltar a frequentar a praça sem se preocupar com os usuários de drogas e baderneiros”, disse a moradora Sandra Barreto no Facebook.

“24hs oba! Porque de madruga só Deus e quem mora aí sabe o que acontece viu socorro. …… Obrigada!”, agradeceu Luciana Arroyo em outro comentário.


“Parabéns pela iniciativa, eu como moradora do bairro agradeço.. pois quem sabe agora nossas crianças​ terão mais espaço!!”, disse a moradora Celia Regis.

De acordo com funcionários da prefeitura, a inauguração oficial da Base deverá ser feita nas próximas semanas. O Posto deverá funcionar 24hs, com rondas periódicas pela região.

ASSISTA O VÍDEO COM IMAGENS DA INSTALAÇÃO DA BASE NA PRAÇA

 

 

*Da Redação

 

 

Nenhum comentario.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Necessário*